sábado, 21 de maio de 2016

As dimensões da estupidez humana

Há que se criar, urgentemente, nas universidades brasileiras, grupos de estudos e linhas de pesquisa sobre algo como “as dimensões da ética da estupidez”. E uma das primeiras missões seria estudar qual o motivo do nosso fracasso (nós, professores e professoras) no papel de educadores. Porque, só olhando para dentro de nós saberemos encontrar explicações para uma aberração que vi esta semana a circular pela Internet: uma turma de médicos com cartazes endeusando uma figura que já nem cito o nome: o deputado federal Ainda Não Embalsamaro. Quando uma turma inteira demostra tamanha estupidez, nós, da universidade, temos de fazer um mea culpa. Erramos, e erramos feio no processo de formação. Talvez, tenha havido um processo completo de deformação. Estupidez significa característica de estúpido, de quem é ignorante, grosseiro, insensível. Em pleno Século XXI o sujeito, além de estúpido, exaltar o torturador e a tortura só pode ser a demonstração de uma patologia da alma. Para piorar, trata-se de uma turma inteira de médicos. De embusteiros e reacionários o mundo está cheio. De estúpidos assumidos, nem sempre. Há até uma obra denominada Teoria Geral da Estupidez Humana, de Vítor J. Rodrigues. A estupidez precisa ser melhor estudada. Com urgência!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.