segunda-feira, 25 de abril de 2016

Quando somos todos massa

Em época de crise tão aguda quanto a atual, devemos nos avaliar e reavaliar permanentemente até que ponto não tendemos a nos comportar como a massa: que escolhe um lado, fecha os olhos, e deixa de enxergar o outro. Nossa condição de humanos, por exemplo, não nos permite “atirar a primeira pedra”. É bíblico, mas, nem sempre, encontramos os defeitos em nós, só no outro. E se encontrar defeitos em nós nos fragiliza frente ao outro, aí é que não os encontramos mesmo (em nós). Todos viramos massa. E como massa nos comportamos. Passamos a aceitar o “efeito manada” como parte natural do processo. E quem não acompanhar a manada se torna inimigo. Às vezes, mortal. Se alguém nos ofende, queremos devolver com uma cuspida. E ainda encontramos teorias e mais teorias para justificar a reação inaceitável. Se somos bárbaros, que assumamos esta condição de saudosistas da barbárie. Pois, é só o que se vê hoje no País.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.