domingo, 3 de abril de 2016

A irresponsabilidade nas Mídias Digitais

Logo que retornei do meu Doutorado na Universidade de São Paulo (USP) arrisquei-me a dizer que, com as Mídias Digitais, o jornalismo, em essência, caminhava rumo à morte. Depois de cinco anos, nas aulas, fui mais longe e “decretei o fim do jornalismo”. E reafirmo: o jornalismo, nos moldes que pregam os manuais, com a apuração rigorosa dos fatos, é praticamente inexistente nas Mídias Digitais. E, nas redes sociais, passou a ser um arremedo de show do mais baixo nível. Pior que isso: agora, explicitamente, as bizarrices são patrocinadas. Dia desses, o político Ciro Gomes (PTB) compartilhou uma nota na qual alguém “incitava” pessoas a abordá-los, diziam que “ele era esquentadinho” e que pagavam R$ 1mil pela filmagem. Matéria pagas em jornais existem desde que o mundo é mundo. Explorar fraquezas humanas para depois filmá-las “jogar nas redes” á prática nova e de uma covardia incomensurável. Talvez a prática de grampos ilegais por parte a Justiça tenha estimulado este tipo de atitude danosa que deve ser permanentemente combatida.


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