domingo, 13 de março de 2016

Em defesa da liberdade e da democracia

A Administração Superior da UFAM divulgou Nota em defesa da Liberdade e da Democracia. Problemas técnicos me impediram de publicá-la ontem. O texto original pode ser acessado no site da UFAM. Eis a Nota na íntegra.

UFAM PELA LIBERDADE E PELA DEMOCRACIA

12/03/2016

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), como um espaço democrático e plural, tem acompanhado as discussões sobre a situação política, econômica e social do País, delas participado com as diversificadas opiniões de seus membros. Afinal uma democracia vigorosa é aquela na qual as pessoas podem manifestar livremente o pensamento e a universidade verdadeira é aquela em que as diferenças de ideias são compreendidas e toleradas como próprias da diversificação humana.
Presentemente assistimos com preocupação uma tendência ao descaminho do debate das ideias, em direção a um visível acirramento dessas divergências, com evidências de radicalizações por parte de grupos menos tolerantes às diferenças de opiniões.
Consciente de sua responsabilidade neste momento histórico e de que a democracia é o mais virtuoso dos regimes políticos, a UFAM, por sua Administração Superior, acredita na manutenção da ordem democrática e se posiciona contra quaisquer ações extremistas que, ancoradas na violência, na desordem e na instalação do caos, promovam tentativas de interrupção da ordem democrática.
Por isso, apelamos para que os agentes do Estado, principalmente os operadores da segurança pública, exerçam suas atividades dentro da legalidade, nos marcos do Estado de Direito, garantindo a livre manifestação e agindo sempre dentro da razoabilidade e da proporcionalidade, mesmo em momentos de violência.
Da mesma forma, rogamos aos manifestantes que respeitem as diferenças, contribuam para o fortalecimento do direito à livre expressão de ideias e comportamentos e que ajam de modo a garantir a presença, nas ruas, de todos os que se interessarem por esta forma de participação política.
Se assim agirmos, acreditamos que essas manifestações podem sinalizar o fortalecimento da participação popular nos destinos de nosso país e o prenúncio de novos tempos para todos.
Esperamos que as manifestações previstas para amanhã, dia 13 de março de 2016, sejam pacíficas e não se deixem contaminar pelas mensagens estimuladoras do ódio e da violência. Que todos exerçam em paz o direito de se manifestar. Os valores democráticos devem ser preservados para que não corramos risco de um retrocesso que jogue o País novamente aos tempos sombrios de outrora. Respeitar o pensamento divergente é essencial para que a violência e o ódio não provoquem solução de continuidade na democracia brasileira.

Márcia Perales Mendes Silva                           Hedinaldo Narciso Lima
Reitora da UFAM                                                  Vice-reitor

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 12/03/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.