domingo, 13 de março de 2016

Amadurecimento contra a violência

Três universidades brasileiras, Federal do Rio de Janeiro, Federal do Amazonas do Amazonas e PUC de Minas Gerais, publicaram notas contundentes em defesa da democracia, da liberdade e dos avanços conquistados pelo Estado brasileiro. Não se trata de defender este ou aquele governo (em ambiente democrático, quem o quiser, pode e deve fazê-lo). Mas, de defender o Estado brasileiro e o estado democrático de direito. Ninguém pode acusar a direção atual da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de ser pró-governo. Ao contrário, é uma das mais críticas da política de Governo atual. Na hora que a democracia corria perigo, em função das mensagens de ódio que se propagavam, estas três instituições se posicionaram claramente em favor do Estado, das conquistas democráticas. Ninguém quer mais um regime ditatorial. E o resultado parcial das manifestações de hoje. Queremos ter o direito de discordar, promover debates democráticos e até enfrentamento de ideias. Mas, sem ser preso ou perseguido por isso. Foi esta a mensagem geral que as três instituições deram.

OBS: Outras instituições podem ter se manifestado em torno de conteúdos similares, mas, não tive acesso até a hora e finalizar esta postagem.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.