sábado, 13 de fevereiro de 2016

Temos de reaprender a ser índios

Que tal se refletíssemos sobre a forma preconceituosa com a qual reagimos ao preconceito? Não é de hoje que escuto reações revoltadas de manauenses à falta de conhecimento dos “sulistas” em relação a nós. São frases do tipo:”estou cansado deste pessoal que pensa que em Manaus só tem índio. Aqui não tem índio nas ruas não...”. Será que ninguém nunca se deu conta da carga de preconceito de frases com tal sentido? A reação é tão ou mais preconceituosa quão a ação. É como se o índio nas ruas fosse sinal de “falta de civilização”. Talvez nós, os habitantes do lugar, devêssemos aprender a amar a cultura e os hábitos dos indígenas. Sua forma de vida em comunidade. O respeito aos mais velhos. Enfim, negar a própria história ao reagir ao preconceito tem peso até maior que o preconceito contra nós lançado. A nossa pátria-mãe gentil amazônica foi erguida com com o suor e a dor dos nossos antepassados índios. Não esqueçamos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.