terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Polícia não se mistura com Educação

É com uma mistura de espanto e incredulidade que vejo o anúncio da inauguração de mais uma escola estadual, em Manaus, a ser administrada de forma “partilhada” entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Militar (PM). Por mais que os resultados numéricos desta parceria sejam aparentemente positivos, não me convencem. Não considero que, ao longo do tempo, uma geração educada sob a égide do regime militar possa ser saudável para a sociedade e para a democracia. Que a filosofia dos quartéis seja restrita aos quartéis. A questão da falta de segurança é grave. No entanto, não me parece a melhor solução que a Polícia Militar passe a administrar escolas como forma de coibir a violência. Como educador e crente na possibilidade da Educação para mudar vidas, tenho dúvidas profundas quanto a esta mistura de funções. A PM tem o dever de garantir a segurança enquanto a escola tem o dever de educar. São coisas que, ao meu ver, não se misturam jamais.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.