quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Educar para as incertezas

Como defensor de que o processo de educar deve estar intimamente em correlação com a vida, pergunto-me: não estamos educando para algo que justamente a vida não o é? Nossa cultura nos aponta para um processo de Educação voltado para a certeza, para a busca da segurança, quando, na verdade, a maior certeza da vida é a incerteza. Segurança não está ligado ao humano, à vida. Não deveríamos educar para a incerteza, para o novo, para as permanentes mudanças? Ao contrário disso, somos levados a acreditar que, na vida, “tudo é para sempre”. Talvez tenhamos de superar esta forma de olhar a vida e o processo educacional. É preciso preparar o nosso jovem para o novo, para enfrentar desafios, para ver na mudança um fato natural da vida.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.