sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A tesoura e o facão na Educação

Hoje em dia, quando se fala em Educação no Brasil, principalmente para quem é gestor, duas imagens aterrorizam qualquer conversa: de um lado uma tesoura, de outro, um facão. Participei ontem de uma reunião, em Brasília, cujo verbo principal foi sempre “cortar”. Era como se fosse em um filme de terror: você olha para um lado e lá se vem aquela tesoura afiada. Escolhe o lado oposto e nada: o facão aparece. Você olha para o lado e descobre, entre os outros colegas de trabalho das universidades, federais, estaduais, municipais, comunitárias ou particulares, um ar de desânimo, quase desolação. Olha-se para o horizonte e não se tem nenhuma perspectiva de mudança do cenário. Quando “cortar” é o único verbo possível, o verbo educar fica em plano secundário.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.