quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A essencialidade dos grupos de pesquisa

Um programa de Pós-graduação não sobrevive sem grupos de pesquisa. E, não necessariamente, cada professor precisa ter seu grupo de pesquisa. No entanto, nenhum grupo de pesquisa sobrevive sem que professores e estudantes participem ativamente das atividades dos grupos. Porém, entre estudantes e professores parece não haver esta clareza: a participação, nem sempre, é vista como uma atividade essencial à sobrevivência do próprio programa. A falta de clareza é tamanha que, certa vez, um estudante por mim orientado chegou ao cúmulo de questionar a participação nas atividades de um dos grupos de pesquisa por mim liderados: “Professor, sou obrigado a participar do grupo?” Respondi que ele não era obrigado a participar do grupo assim como eu não era obrigado a orientá-lo. Se as pessoas tivessem clareza do papel que exercem e da necessidade de participar do trabalho coletivo nos grupos de pesquisa certamente diálogos deste tipo não seriam travados.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.