sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Veneno da mídia contra as cotas

Aparentemente a matéria, "Não fui preterido", diz 1º lugar que não concorreu na USP por causa de cotas” publicada no site do Universo OnLine, é a favor das cotas. Caio Carvalho é Engenheiro Químico e foi primeiro lugar na Universidade de Federal de São Paulo (Unifesp). Leitores e leitoras, percebam a sordidez de uma matéria que é nitidamente contra as cotas, no entanto, se nos apresenta como se fosse favorável às cotas: “Pela primeira vez participando do Sisu, a USP disponibilizou 34 vagas para o curso de filosofia todas para candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Carvalho estudou a vida toda em escola particular. "Minha mãe é professora da rede pública por muitos anos. Acredito que por conhecer o sistema preferiu colocar eu e minha irmã em escola particular", diz.
Mas engana-se quem acredita que o engenheiro tenha uma visão negativa das escolas públicas. Para ele, não é impossível que um aluno dessas instituições passe em boas universidades. "É difícil generalizar. Existem boas redes pelo país, como em Pernambuco e em Sobral, no Ceará."
A má-fé do órgão de imprensa e tamanha que faz ilações sobre algo que não existe. Se a USP decidiu que todas as 34 vagas oferecidas no curso de Filosofia, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) seria para estudantes de escolas públicas, é um desserviço fazer ilações de que Caio Carvalho teria realizado o seu sonho se concorresse na USP, mas, não o fez “por causa das cotas”. Ora, Carvalho já e um profissional, posicionado no mercado. Palmas para a USP que cria 34 oportunidades para novos profissionais. Reduzir um tempo tão complexo, coletivo, a um sonho particular não realizado de quem já possui um curso de graduação é de uma má-fé incomensurável e só revela a falta de compromisso e de seriedade de uma mídia manipuladora e rasa: na forma como produz os textos e como aborda assuntos complexos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.