domingo, 3 de janeiro de 2016

Reciprocidade na Internacionalização

Antes de a crise bater forte à porta da Educação Superior brasileira havia um viés rumo à Internacionalização. Mesmo sem crise, no entanto, não se pode esquecer que Internacionalização requer reciprocidade. E não são muitas as universidades brasileiras que possuem estrutura física para receber estudantes e professores estrangeiros. Pelo menos quando se trata de Pós-graduação, as melhores universidades estrangeiras oferecem, no mínimo, alojamento e alimentação aos “visitantes” estrangeiros. Quando se fala em reciprocidade é exatamente neste ponto: receber tão bem quando se é recebido. E será muito difícil, a não ser que mude o rumo da economia, que se dê continuidade ao projeto de Internacionalização. É a época, porém, de se planejar o futuro e atentar para o fato de que um bom projeto de Internacionalização inclui estrutura física para receber estudantes e professores. Sem essa preocupação, o processo tende ao fracasso.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.