terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Os meandros semânticos da salvação

Semântica é a parte do sistema linguístico dedicada a estudar o significado das palavras, frases ou expressões. A sintaxe estuda as relações de subordinação, concordância e ordem dos elementos de uma frase. Mudanças sintáticas, às vezes, provocam mudanças semânticas gravíssimas. Se eu disser “A vaca comeu o capim” tenho uma frase sintática e semanticamente aceitáveis. Mas, se eu trocar os elementos da frase, posso criar algo, no mínimo, discutível. Se não, vejamos: ”O capim comeu a vaca”. A não ser que admitamos que se trata de um capim carnívoro, a inversão provoca mudança semântica passível de contestação. Às vezes, nem se precisa fazer a inversão dos elementos para se ter mudança radical no significado. Se eu disser “Salve, amigo!”, quero dar vivas, saudar uma amigo. Exaltá-lo, reverenciá-lo! Mas, se eu disser “Salve o amigo!” quero dizer que o meu amigo está em situação de perigo e que preciso de ajuda para salvá-lo. Os meandros da salvação, portanto, estão muito além de uma expressão. Quem quer exaltar não pede socorro. Sob pena de denotar algo completamente inverso ao que se propõe. Por outro lado, usar deliberadamente uma expressão pela outra denota má-fé subliminarmente escondida. É preciso muito cuidado com a “Nossa Língua Portuguesa”.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.