quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O ser humano é um ecossistema

No texto “Ecossistemas comunicacionais: os dispositivos móveis como extensão do corpo humano”, publicado no livro “Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo”, organizado por João Canavilhas e Ivan Satuf (Covilhã, UBI, 2015) faço uma afirmação ousada: “os dispositivos móveis não funcionam apenas como extensão da mente humana. Hoje, e quem sabe, desde sempre, são extensões do corpo humano.” Provocações que nos ajudam a entender o novo como, digamos, evolução do velho, do antigo: “o Facebook parece ser uma evolução do blog que, ao meu ver, é a metáfora moderna de “o meu querido diário”, espao privado, com chave e tudo, no qual registrávamos nossas anotaões secretas, nossos segredos. Coisas que nem pais e irmãos deveriam saber, mas, dividíamos com os amigos mais próximos. em “o meu querido diário”, também eram coladas as fotografias secretas, a serem compartilhadas com os amigos, mas, escondidas dos pais. Eis a diferena: hoje, no Facebook, a mesma lógica é mantida, mas, as fotografias são compartilhadas abertamente, inclusive, com desconhecidos.” No título desta postagem ouso mais ao dizer que o ser humano é um ecossistema que, na visão de Maturana e Varela, se mantém vivo em função da clausura operacional. Provocar sempre talvez seja a nossa missão mais sagrada de professor.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.