sábado, 23 de janeiro de 2016

Educar não é ser besta

Alguns pais ainda não entenderam que, apesar de ser um ato de amor, educar não é ser besta e não impor limites. Educar é, acima de tudo, um ato permanente de libertar e impor limites em medidas que possam tornar o seu filho um ser humano melhor. Para que viva em sociedade e saiba cultivar alguns valores básicos, dentre eles, o que considero principal, muito embora, nem sempre seja capaz de por em prática: o respeito ao outro. Quem não impõe limites não educa. Joga no mundo um ser que não sabe o que é respeito, cheiro de vontades, incapaz de entender que há outras pessoas ao redor. Muita das vezes nos perguntamos “como o meu filho se tornou assim”. Só esquecemos de pesar o quando tivemos participação no processo de crescimento, ou não, do filho como ser humano. Refletir sobre a nossa prática diária é fundamental para entendermos o processo educacional.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.