segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

As Universidades e os Institutos Federais

Não é de hoje que noto uma espécie de pasteurização entre os Institutos Federais e as Universidades, desde a criação daqueles. Fica-se com a nítida impressão que os Institutos querem se transformar em universidades, se já não o fizeram, ao mesmo tempo que as Universidades querem cumprir o papel dos Institutos. Pesquisa coordenada por Adriano Baptista Dias, da Fundação Joaquim Nabuco, conclui exatamente o que há muito eu supunha: “Os institutos tendem a imitar as universidades, que estão ali perto e são uma referência natural. Depois, os novos que vão entrando, vêm da universidade e tentam reproduzir aquilo. Mas tem um outro motivo mais sério: a lei que criou os institutos coloca a avaliação deles no mesmo sistema que avalia as universidades. Então você cria um instituto para ter desenvolvimento tecnológico e depois você amarra ele a uma instituição que não faz desenvolvimento tecnológico. Isso tende a desvirtuar os objetivos e finalidades para que o instituto foi criado”, afirma o coordenador. O que a pesquisa não diz é que as Universidades também entraram na seara dos Institutos Federais e passaram a tentar fazer “desenvolvimento tecnológico”. A continuar da forma como está, os dois entes federais entram em um processo de canibalização mútua na busca por recursos. Sem contar que teremos pesquisadores frustrados em ambos os times.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Concordo e se me permite complemento, o pesquisador/professor, acaba se autodesvirtuando nesse processo, que tem por ponto final no comércio do ensino.
    E o ensino?, cadê o ensino?
    E a formação? Onde estao os melhores profissionais no mercado?
    Qual contribuição esse processo trás pra sociedade brasileira?
    Seguiremos mesmo esse modelo norte americano?
    Esse modelo de "capitalismo acadêmico".

    #ficaaconscientizacao

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.