domingo, 6 de dezembro de 2015

UFAM: ações afirmativas silenciosas

Sem muito alarde, mas, com seriedade e respeito às diferenças dentro do próprio Estado, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) tem promovido a implementações de ações afirmativas substanciais pouco repercutidas. A maior delas, até então, foi a criação de bônus tanto para os estudantes de Manaus quanto para os estudantes do interior do Estado. Com a proposta aprovada ontem pelo CONSEPE, estudantes que moram em Manaus terão uma bonificação em relação aos estudantes que moram fora do Estado e estudantes do Interior do Amazonas também terão uma bonificação em relação aos estudantes de Manaus, quando a concorrência for para as vagas nos cursos das cinco unidades da UFAM localizadas fora da sede. A base para as bonificações serão as médias dos últimos quatro anos dos estudantes do Amazonas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Medidas compensatórias são fundamentais para corrigir distorções nas disputas. A medida tomada pelo CONSEPE da UFAM reforça o compromisso social da universidade e demonstra, claramente, a politica institucional de interiorização como meta fundamental.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 05/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.