domingo, 27 de dezembro de 2015

Para sermos meninos e meninas

Observar como são divididos os presentes que distribuímos no Natal é a melhor aula que se pode ter para entender como, machos e fêmeas são transformados, meninos e meninas, homens e mulheres. Mais que isso: paulatinamente o machismo é incutido até na alma. Quais são os presentes mais distribuídos para os meninos? Bolas de futebol, personagens de história em quadrinhos, carros. Tudo com o passaporte para ganhar o mundo, estar solto, aventura-se. As meninas ganham fogões, casinhas, ferros de engomar, conjuntos de panelas e chás. Presentes ligados ao lar, à tomar conta da casa e dos filhos. Avançamos muito, mas, ainda é muito pouco se realmente desejamos uma sociedade mais justa, mais humana e mais equilibrada. É preciso quebrarmos as convenções que estão em cada um de nós. Ou construímos, na prática, um mundo mais justo, com o direito de igualdade para machos e fêmeas, homens e mulheres, ou a cultura da liberdade para uns e da prisão para outras será eternizada. Observar tais contradições e mudar o comportamento a cada ano pode ser o primeiro passo rumo ao mundo igualitário que sonhamos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.