domingo, 13 de dezembro de 2015

Os saberes e a escola tradicional

Ainda há quem entenda que os únicos saberes reconhecidos pela sociedade são os oriundos da escola tradicional, em todos os níveis, ou seja, do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. A vida, porém, ensina, que, nem sempre, os saberes adquiridos ao longo do tempo estão na escola (em todos os níveis). Talvez o melhor exemplo seja o da Norma Gramatical Brasileira (NGB). É aquela que admite apenas uma forma correta para todas as realizações da Língua Portuguesa, escrita (e não falada) no Brasil. Acontece que a NGB é contestada por linguistas e quetais. Afinal, não se pode admitir apenas uma única forma de se escrever como se fosse a correta. Da mesma forma, se a escola, em todos os níveis, admitir apenas o saber dos bancos de escola como o único possível, negará o saber vindo da comunidade, da vivência, do aprendizado diário, do acúmulo permanente de saberes. Resolver esta equação nada tradicional de amalgamar os saberes tradicionais com a esola tradicional é o maior desafio. E nós, os professores e professoras, temos de vencê-lo. Pelo bem da escola.


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