sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O jogo da conquista pela argumentação

A lição que se deve tirar até para a vida do jogo democrático é que se deve sempre investir na argumentação como forma de se conquistar aliados. Em assim não sendo, cria-se um permanente clima de desentendimento que pode destruir as relações. Com isso, própria organização tende ao fracasso. Como evitar que isso ocorra se, em muitos casos, as pessoas não estão dispostas a ouvir, logo, insensíveis a quaisquer argumentos. É preciso que a opção pelo diálogo seja uma convicção, um projeto de vida. Ainda assim, quem trilha este caminho está sujeito a sofrer permanentes ataques (às vezes, achaques). Como se trata de uma convicção, resistir é o caminho a ser trilhado como única forma de vencermos resistirmos às tentações absolutistas. A base para a argumentação e o diálogo é o respeito ao outro, desafio nada fácil de ser vencido.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.