quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A construção da democracia na universidade

Hoje a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) viveu um dos dias do processo permanente de construção da democracia. Foram escolhidos os representanres dos professores, do Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e dos estudantes para todos os conselhos da Instituição, quais sejam: Conselho Universitário (CONSUNI), Conselho de Administração (CONSAD) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Independentemente de quem sejam os escolhidos, é um momento simbólico de suma importância, porém, cada vez menos prestigiado pela comunidade. O número de votos dos eleitos em comparação com o total da comunidade que representam às vezes é pífio. Ao que parece, os representados dão pouco importância às decisões colegiadas. Esquecem que ali, nos conselhos, é decidida a vida de cada um deles do ponto de vista pedagógico, administrativo e estratégico. O fracasso da democracia representativa fora dos muros da universidade tem reflexos nela. O que é lastimável para o futuro da própria universidade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.