quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A avaliação para o crescimento coletivo

Mais que uma simples semana de medição, como é feito nas universidades brasileiras, inclusive, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a avaliação precisa ser encarada, com naturalidade, como fundamental para o crescimento coletivo. E, para que isso ocorra, é essencial que as pessoas entendam que o administrador ocupa o cargo para conduzir a organização rumo ao destino coletivamente decidido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Deveria ser assim do ponto de vista da escolha dos prefeitos, governadores e presidentes. Mas, não é assim que ocorre em função de o processo democrático de escolha ter sido desvirtuada dentro e fora da universidade. A escolha dos dirigentes precisa ser baseada no princípio da capacidade de conduzir as organizações e não na capacidade de reunir pessoas interessadas em solucionar problemas pessoais. Ou em implementar projetos inteiramente adversos em relação aos aprovados nos planos institucionais. Ou se tem como norte a avaliação como forma de se chegar ao aprendizado coletivo. Mais que isso: é essencial que a coletividade esteja acima dos interesses individuais ou de categorias.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.