segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A ABNT e o trabalho científico

Ainda que seja autor de um “Guia para a elaboração de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses”, sou visceralmente contra a ideia de que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) deva ditar normas obrigatoriamente aceitas na academia. Normas técnicas são como as diretrizes curriculares. São diretrizes, porém, não podem nem devem ser cegamente seguidas. Quem deve sempre ter a autonomia para aceitar ou não um trabalho científico é a Banca Examinadora. E nenhuma Banca deve tomar as Norma da ABNT como motivo para reprovar um estudante ou subtrair nota se as normas não forem seguidas. Quando se tratar da publicação de um artigo (ou até mesmo livro), aí sim, as normas técnicas devem ser seguidas ou a editora se nega a publicar o material. As normas técnicas existem para determinar padrões gráficos. Mas, padrões gráficos não podem e não devem ser mais importantes que o conteúdo, a metodologia e o esforço de pesquisa. As grandes descobertas, em todas as áreas do conhecimento, não podem ser aprisionadas em padrões gráficos para serem aceitas ou não. Que a ABNT cumpra o papel salutar de ditar padrões para o mercado. Para a academia, ditamos nós, os cientistas e pesquisadores.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.