domingo, 1 de novembro de 2015

Questões administrativas trazidas pelo plágio

A anulação, por parte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do título de doutora obtido por uma professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) não tem só consequências acadêmicas. Há questões administrativas que devem ser resolvidas pela UFPA que, inicialmente, parecem óbvias, mas, não as são. Ao obter o título de doutor, o professor ou professora da universidade pública brasileira além de mudar de nível, passa a receber a Retribuição por Titulação (RT) equivalente ao título. Com a cassação do título, a professora perde a RT? Será obrigada a devolver tudo o que recebeu anteriormente de forma irregular? E as funções que exerceu como doutora, não sendo legalmente? E se a UFPA entender que a professora exerceu com habilidade as funções só exercidas por doutores e doutoras para as quais foi nomeada? Eis o nó da complexidade do caso: se a UFPA reconhecer as atividades exercidas pela doutora, o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) será posto em dúvida. O plágio, portanto, não é só um problema ético. E pode provocar tsunami na Pós-graduação brasileira.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.