quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O baque das particulares com o FIES

As mudanças implementadas pelo Governo Federal no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) provocaram um baque tanto nos planos das Faculdades e Centros Universitários quanto dos maiores conglomerados brasileiros de Educação. Antes da necessidade de cortes no Orçamento por conta da crise financeira, havia uma espécie de “farra do financiamento estudantil”. O dinheiro fácil fez com que novas Faculdades surgirem para fazerem, digamos, “uma temporada de engorda” a fim de se tornarem visíveis aos grandes conglomerados na hora de um possível negócio. A facilidade de crédito era tamanha que o grupo brasileiro que menos cresceu, o Ser Educacional, de Pernambuco, viu seu lucro líquido subir 15% em 2013. Os ventos já não sopram com a mesma facilidade, os lucros caíram e muitos cursos estão quase fechados por falta de estudantes. O setor terá de se reinventar neste período. A falta de vagas na Educação Superior no Brasil é tamanha que, em breve, o setor voltará a crescer, apesar do baque atual.  


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.