sábado, 14 de novembro de 2015

Nosso mundo é a Terra

Os ataques terroristas na França e a tragédia de Mariana, no Brasil, são completamente díspares. Não podem ser comparadas por mais que, nas redes sociais, multidões de ensandecidos tentem comparar uma com a outra e até acrescentar a tragédia diária das mortes por falta de assistência médica, só para se ficar em um caso. Há quem diga que devemos ser completa e totalmente solidários aos brasileiros da tragédia de Mariana e ignorar peremptoriamente a dor dos franceses. Sandices deste tipo só podem ser resultado da umbigolite aguda que afeta as hordas de sábios e pensadores das Mídias Digitais. Será que vocês não entendem que nosso mundo é a Terra? Que não somos irmãos de famílias, bairros, cidades ou país. Somos irmãos de Terra. A dor de um francês morto injustamente, atacado por terroristas, é a mesma de quem foi arrastado pela lama em Mariana. Se assim não o for, o que estamos a fazer neste Planeta? De que adianta falar de humanos e humanidade se perdemos completamente esta perspectiva planetária? As reações são tão absurdas que cheguei a postar no meu Facebook o seguinte:” As pessoas perderam completamente a noção de humanidade: não está em disputa nenhum campeonato mundial de tragédias. Meu Deus!”. A tragédia brasileira não é melhor ou maior que a francesa e vice-versa. Ainda que os zumbis das redes sociais assim o queiram.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.