domingo, 15 de novembro de 2015

Mais emoção na Educação Superior

Faço parte do time da professora Maria Luíza Cardinale Baptista. Defensor contumaz de que a Educação Superior precisa mais de emoção assim como a pesquisa precisa de paixão, de aproximação do objeto da pesquisa, de quase uma amálgama, e não do distanciamento. Entender o pesquisador como um ser objetivo, sem sentimentos, sem envolvimento com o objeto de pesquisa é tentar transformá-lo em máquina. O que contamina uma pesquisa, mais que tudo, os seus resultados, é a falta de ética, a manipulação dos dados. A paixão, a emoção, o envolvimento com a pesquisa, não levam ao crime, à manipulação. O que leva a todo o tipo de prática inadequada é a falta de ética do pesquisador. Somos todos seres humanos e queremos tocar e ser tocado no coração, na emoção. Que assim o seja, com rigor acadêmico e respeito ao outro.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.