sábado, 21 de novembro de 2015

A relação entre e Educação Básica e Educação Superior

Por mais que possa parecer incrível, enquanto entidades como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Fórum de Pró-reitores de Pós-graduação (FOPROP) passarem a ter na pauta tanto a Educação Básica quanto a “aproximação” com a Graduação como forma de melhorar o nível da Pós-graduação brasileira, na outra ponta, alguns Pró-reitores e professores carregam um preconceito mais que evidente contra o movimento de aproximação. Não sei se por puro preconceito ou se resultado de uma visão enviesada de ciência e de pós-graduação, mas, o certo é que não será tão fácil este movimento de aproximação, o que, do ponto de vista pessoal, considero lamentável. É pouco provável que se consiga elevar o patamar da Pós-graduação, após ter atingido o nível atual, se uma mudança radical na correlação entre os vários níveis educacionais. Quem não quiser enxergar isso, ou padece de miopia ou não quer que haja a mudança qualitativa que todos desejamos. Educação Básica de qualidade é o oxigênio para a Educação Superior. Quer queiram ou não.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.