segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O coronelismo científico brasileiro

Digo, sem receio nenhum de errar, que a Ciência que se pratica no Estado do Amazonas é baseada em uma espécie de coronelismo, talvez, até, de barranco. Fincada no pensamento conservador provinciano. É uma Ciência que se baseia em “você sabe com quem está falando?” Privilégio da Ciência praticada no Amazonas? Não! Mil vezes não! A estrutura da Ciência brasileira é assim. Ninguém tem liberdade para ser cientista, para escolher o que pesquisar. Tudo é determinado pelo sistema, se não de avaliação, mas, com certeza, o de financiamento. Nenhum estudante de Pós-graduação pesquisa o que gosta, o que deseja. Para se manter dentro dos parâmetros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), só pode pesquisar o que o seu futuro orientador pesquisa. Sem coerência e coesão, a pesquisa não vale nada ou quase nada. Eis o braço forte da avaliação sobre a Ciência brasileira. No caso específico da CAPES, além de avaliar, é quem financia. Logo, ou se faz o que “ela” manda ou não se tem recurso para a pesquisa. No Amazonas, o governador José Melo (PROS) quer fazer a mesma coisa: interferir na autonomia científica e “avaliar” a qualidade das pesquisas. É o coronelismo de barranco misturado com o coronelismo científico levados ao extremo. Não é de hoje que alerto. A universidade brasileira sofre de um mal quase incurável: a perda da autonomia consentida. Deixar uma agência de fomento, local ou nacional, definir o que será pesquisado é o último degrau da subserviência. Demonstra a face do coronelismo científico preponderante no País.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.