quinta-feira, 1 de outubro de 2015

As incertezas na Educação

Como se já não bastasse o fato de a presidente Dilma Rousseff (PT) transformar o Brasil em uma “Pátria Educadora”, mas, seu ministro da Fazenda, Joaquim Levy, passar uma tesoura de R$ 9 bilhões no Orçamento da Educação, vive-se um clima de insegurança, quase de suspense, nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia. Primeiro com o Ministério da Educação (MEC) a funcionar como abrigo, como anteparo aos aliados. Depois, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como moeda de troca. Sabe-se Deus se não pode ser até extinto! Não contente com o clima de incerteza, o Palácio não desmente peremptoriamente a história da fusão entre o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com a ida (ou melhor, a volta) de Aldo Rebelo (PC do B) para o Ministério da Defesa, o MCTI vai a leilão. Haverá dança das cadeiras na CAPES, no CNPq, no segundo escalão do MCTI? Ao que tudo indica, 2015 não será o ano da “pátria educadora”, mas sim, “o ano que não terminou” para a Educação brasileira.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.