sábado, 24 de outubro de 2015

Alerta contra a cobrança de mensalidades

Toda a comunidade universitária brasileira, especificamente das universidades públicas, deve ficar muito atenta e, em vigília, relativamente à PEC aprovada em primeiro turno, que altera o Artigo 206 da Constituição, a “gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais" não se aplica nos casos de pós-graduação, cursos de extensão e mestrado”. Que as universidades públicas já cobravam mensalidades ou taxas pelos cursos de Especialização Lato Sensu e de Extensão, todos sabemos e quem finge não saber, no mínimo, o faz por conveniência. Mas, permitir que haja cobrança de mensalidades pagas diretamente pelos estudantes nos mestrados profissionais é decretar a retirada do Governo do financiamento do Ensino Público superior. O modelo misto de financiamento, está em vigor há tempos. O que a PEC faz é ampliá-lo. Devemos refletir profundamente sobre a mudança proposta.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.