quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pressão e má qualidade de vida

É mais que evidente: de modo geral, “o estresse no trabalho prejudica a qualidade de vida do profissional e pode levar a afastamentos”. Entre nós, os professores e pesquisadores, a má-qualidade de vida provocada pelas pressões inerentes à profissão pode ser catastrófica. Lidamos com a formação de pessoas em todos os níveis. Se não tivermos ambientes de trabalho prazerosos, que promovam um bem-estar constante, não teremos condições psíquicas de consolidar o processo de construção de uma sociedade melhor e mais justa. Este é o nosso desafio profissional de educadores: luar pela melhoria da qualidade de vinda de cada um de nós, mas, essencialmente, indicar caminhos para que as pessoas que se tornarem estudantes nas nossas disciplinas e cursos também tenham condições de encontrar a qualidade de vida. Em assim não sendo, podemos sofrer transtornos físicos e mentais, algumas vezes agravados pela falta de reconhecimento por parte dos colegas. É um desafio permanente vencer as barreiras pessoais e coletivas na busca de estudantes mais preparados e professores com condições de efetivamente prepará-los.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.