segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Os lados da moeda publicação

Medir a qualidade da produção de um pesquisador apenas pelo número de artigos que publica é o lado produtivista da moeda chamada publicação. Por outro lado, ser pesquisados e não publicar nada, é como ser peixe e viver fora da água. A moeda da publicação, portanto, como toda moeda, tem dois lados. Diametralmente opostos, mas, crucias para a própria sobrevivência da Pós-graduação. Assim como não é aceitável que se detenha toda a carga da qualidade de uma produção no número excessivo de artigos, também é impossível se avaliar alguém que nada publica. Há que se repensar o processo de avalição centrado meramente na produção. O mínimo exigido, de um artigo a cada semestre, é um número razoável. Centrar a avaliação em quem publica mais de 50 artigos em três anos (agora a avaliação passou a ser de quatro em quatro anos) é, no mínimo, criar uma engrenagem que nem sempre pode ser levar a sério. Afinal, é humanamente impossível que se viva apenas para produzir e publicar. Mata a Ciência e o cientista.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.