quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O interior precisa da Pesquisa

Quando se fala em interiorização da Pós-graduação, tanto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) quanto nas demais Instituições, não se pode esquecer que o interior precisa da Pesquisa para que se tente, no Estado, encontrar um caminho para que a atividade econômica ganhe vida no interior. Hoje, há uma relação de dependência do interior em relação à capital. Manaus concentra 95% da atividade econômica do Estado. Esta relação já foi maior: de 98%. Ou se trabalha, em conjunto com todas as Instituições, e o próprio Estado, para que esta relação de dependência seja ainda menor, ou o interior não tem salvação. E se o interior não tiver salvação, o próprio Estado fica com um problema de difícil solução: a concentração das atividades econômicas em Manaus. Daí a importância do processo de interiorização das Instituições. No entanto, nenhum desses movimentos de interiorização pode dar certo se não for acompanhado de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida por parte dos municípios e do Estado. Só há um caminho mais seguro: a pesquisa científica com compromisso social.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.