quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Fraturas expostas na Ciência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) transformou em fraturas expostas todas as fraudes detectadas em trabalhos científicos financiados por aquela agência de fomento. Elencou o que convencionou chamar de “fraudes científicas” e divulgou os cinco trabalhos que possuem plagio ou fabricação de dados. A Agência deixará as “fraturas” expostas de três meses a cinco anos, de acordo com a gravidade da fraude cometida. Trata-se de uma medida inédita no Brasil por parte das agências de fomento que, certamente, deveria ser seguida por todas as demais agências. Cientistas precisam entender que não estão acima do bem e do mal e que o resultado de suas pesquisas não deve ser aceito como verdade absoluta. A medida é saneadora e dará a transparência necessária, uma vez que entre alguns cientistas a prática de criticar o comportamento ético dos colegas é sempre muito maior que a própria prática. A pesquisa brasileira e a comunidade agradecem.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.