sábado, 29 de agosto de 2015

Autoritarismo velado dos professores

Há equívocos que, de tanto serem cometidos ao longo do tempo, se transformam em regra e passam a ser encarados como a única possibilidade para se solucionar um problema. Um deles é o autoritarismo velado de professores e professoras quando à possibilidade de os estudantes realizarem o que se convencionou de “prova de segunda chamada”. É um direito que, no entanto, pelo corporativismo existente em todos os níveis da Educação, dificilmente o estudante consegue exercê-lo. Ou, quando o fazem, é com base em regras fixadas pelos próprios professores e professoras, quase sempre à margem da Lei. Eis uma prática extremamente centralizadora e autoritária de professores e professoras que pouco são reveladas, a não ser em reclamações anônimas nas ouvidorias. Lastimável que tal tipo de prática ocorra porque fere frontalmente a pregação coletiva em torno das práticas da profissão.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 28/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.