sábado, 1 de agosto de 2015

A crise no processo de formação

A grave crise enfrentada pelo Brasil na área de Educação, as greves que estouraram nos níveis Federal, Estadual e Municipal são a prova disso, não é financeira, moral ou infraestrutural. É, mais que tudo, no processo de formação. O que temos é um processo didático pedagógico caquético. Que não dá conta de preparar nem para as profissões nem para a vida moderno. Há um exército de solitários, descontentes, inconformados com a formação técnica e despreparados para enfrentar a vida, o mundo. São pessoas que experimentam a falsa plena liberdade promovida pelas ditas redes sociais e a prisão temporária das salas de aulas, em todos os níveis educacionais. Salários de ministros do Supremo, Laboratórios de MIT talvez minimizem o problema. Mas, o mostro da visão pedagógica (quem sabe até de mundo) equivocada, que cheira a mofo, ficará aprisionado por algum tempo. Depois voltará! Porque quando não se muda a perspectiva de olhar a vida e a Educação, empurra-se o problema para mais adiante. É o que temos feito permanentemente nos últimos anos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.