sábado, 4 de julho de 2015

Emoção e amorosidade no encerramento do Semintur

Ao som da música “Olhar estrangeiro”, de Guilherme Arantes, estudantes, professores e convidados trocaram abraços emocionados e encerram o Oitavo Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (Semintur), hoje, pela manhã, às 9h30, no Teatro da Cidade Universitária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias, no município do Rio Grande do Sul. Antes deste momento de emoção, amorosidade e bem-querer-bem, definições de Maria Luíza Cardinale Baptista, foram apresentados os relatos das quatro rodas de conversações ocorridas na tarde do dia anterior: Conversações sobre hospitalidade, Conversações sobre Turismo, Epistemologia e Educação, Conversações sobre Turismo, Cultura e Sociedade e Conversações sobre Turismo, Cultura e Sustentabilidade. Os maiores elogios, tanto dos convidados estrangeiros quanto dos pesquisadores nacionais, foram para a metodologia, o formato, em Rodas de Conversas, inspirado no educador Paulo Freire. Até quem tinha resistências iniciais, ao final do evento, passou a elogiar a ousadia proposta. Talvez o maior avanço, possivelmente histórico, seja o fim da sisudez em eventos científicos, comprovadamente marcado pelo final, na troca de abraços. O Semintiur plantou a semente do AMORCOMTUR, grupo de pesquisa liderado por Maria Luíza Cardinale, que, há tempos, defendo uma pesquisa com paixão, amor e amorosidade. O encerramento serviu para demonstrar que cientista, sente e chora como qualquer outro ser humano. Um avanço incomensurável!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.