domingo, 5 de julho de 2015

A manipulação desavergonhada dos fatos

Nunca vi tanta manipulação de fatos e da realidade quanto neste período, no Brasil, e, especialmente, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Meu professor de Ética em Jornalismo, Antônio José Valle, deve estar vermelho de vergonha. A Ética que aprendi com ele não é relativa. É irrefutável: não se deve, pelo menos em nome da Ética, manipular fatos. E a recomendação não se destina apenas aos jornalistas, mas, aos Relações Públicas, aos Assessores. Há, no entanto, uma corrente de arautos da Ética a defender uma espécie de ética relativa: se a manipulação for a favor, digamos, “da causa”, vale tudo. Desavergonhadamente, tentam impor um pensamento único, como se o centralismo democrático ainda tivesse alguma chance de sobrevivência. Se há uma conquista que é da sociedade brasileira, é o fato de que ninguém se deixa mais tutelar. Só os incautos seguem líderes que se baseiam na manipulação desavergonhada dos fatos. O problema desses líderes de sabão é que os próprios fatos desmentem as suas bolhas. São patéticos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.