sexta-feira, 26 de junho de 2015

Viver não é só publicar

Nosso modelo de cobrança excessiva de publicações leva a um ritmo desumano imposto aos doutores das universidades brasileiras. Dia desses publiquei: ”Vitória e derrota não existem. Existe VIDA”. Nós, os doutores e doutoras, pesquisadores e pesquisadoras, talvez, tenhamos de repensar a forma como olhar a vida. A nossa e a das outras pessoas. É impossível olhar para alguém e só conseguir enxergar Qualis A e B em tudo o que fazemos. Bem, talvez não seja impossível, pois, é o que estamos a fazer há tempos. A vida de qualquer ser humano não pode se resumir apenas ao número de artigos que publica. A Ciência deve contribuir para mudar (para melhor) a vida das pessoas. Mas, não pode mudar (para pior) a vida dos pesquisadores. Há que se refletir sobre o modelo que queremos para nós e para a sociedade. Sob pena que sermos obrigados a esquecer a família e os amigos em prol de publicações em série. Particularmente, não meço minha reputação científica pelo número de artigos que publica, mas, pelo grau de inquietações que podem provocar.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.