quinta-feira, 11 de junho de 2015

Serenidade na hora de abordar o novo

Em tempos de ânimos exaltados em função da Assembleia da ADUA que decidiu pela deflagração da greve dos professores na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a partir de segunda-feira, dia 15, é preciso ler cada ponto de vista com muita serenidade para não sermos mal-educados, intolerantes e desrespeitosos com os nossos colegas de trabalhos. Afinal, abominamos e lutamos contra este tipo de comportamento na sociedade e não podemos deixar que se instale entre nós. De longe, pois viajava a trabalho no dia 9, acompanhei várias manifestações, às vezes até raivosas, de quem é contra ou a favor à greve. Reafirmo: por princípio, sou sempre a favor de qualquer greve, por se tratar de um direito líquido, certo e sagrado do trabalhador. A forma e o momento no qual a greve será deflagrada, sim, são passíveis de discussão. Pelo que li, a ADUA resolveu somar os votos das Assembleias Setoriais ocorridas nas unidades da UFAM fora da sede, a partir das atas das setoriais enviadas de cada um dos locais. É uma mudança e tanto. Se para melhor ou para pior, só a prática e o tempo irão dizer. Espero que a nossa valorosa ADUA passe a usar o mecanismo em todas as decisões que tomar daqui para a frente a fim de que a prática seja efetivamente consolidada. Em contraposição à decisão política, apareceu a proposta de que se realizasse um plebiscito. Com voto eletrônico ou sabe-se Deus como? Da mesma forma que o “voto por correspondência” para decisões tomadas em Assembleia é discutível, o plebiscito também o é. Hoje, li uma nota compartilhada pelo colega Welton Oda, assinada por outro colega do ICHL, professor Luis Antônio Souza, que também compartilhei no meu Facebook, a qual reproduzo aqui: “"É preciso deixar claro aos defensores do plebiscito ou votação online que a discussão e votação presencial vai muito além de uma simples assembléia...ali se vivência a POLIS, a POLÍTICA. Não se faz política por meio de voto a distância, mas no enfrentamento de opostos, no debate (por vezes duro)"de idéias e pontos de vista divergentes...É ali que se promove a pedagogia do esclarecimento e convencimento. Que se use os smartphones para compras ou votar Brother que se pretende mandar para o Paredão". O tema é polêmico, as ideias estão lançadas. Que haja o debate! E que tenhamos serenidade na hora de abordar o novo. Para não cairmos na perigosa armadilha de discordar sempre de quem não pensa igual a nós.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.