terça-feira, 30 de junho de 2015

O Brasil pintado de vermelho e azul

Após a divulgação do resultado do Festival de Parintins tive a certeza de que o Brasil é um País dividido entre o vermelho e o azul. Membros da antiga esquerda (vermelha), torcedores do boi azul (a velha direita) simplificaram o problema da antecipação de qual seria o resultado por meio do áudio divulgado: “Há 12 anos o contrário ganha assim. Agora, temos é de comemorar”. É como se, candidamente, pudéssemos dizer: ora, se desde o descobrimento a direita roubava neste país, agora, chegou a nossa vez de nos vigarmos (roubarmos também?). Não! Não posso admitir que assim o seja. É verdade, porém, que, para alguns, o roubo de um lado significa uma espécie de hebeas corpus preventivo para o outro lado. É uma simplificação sim, mas, não ingênua. Os que comandaram, pelo menos o áudio revela, o azul de hoje eram o vermelho de ontem. Se relativizarmos e aceitarmos como normal o que ocorreu em Parintins só porque durante anos a prática corrente “do contrário” era a compra de jurados, consideraremos que a esquerda, ao chegar ao poder, se esbalde com o dinheiro público, só porque a direita o fez desde o descobrimento. Não é nada pedagógico e faz um mal danado à sociedade aceitarmos os argumentos simplistas que nos foram postos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.