segunda-feira, 1 de junho de 2015

As dinâmicas na aprendizagem

É fato, nos treinamentos empresarias, que as dinâmicas de grupo são fundamentais para que se crie um clima melhor e mais ameno na convivência entre os pares nas organizações. É fato, também, que as dinâmicas de grupo são pouco usadas ou não são tão usadas quando deveriam no processo de aprendizagem escolar. Se possuem tanta eficácia no treinamento empresarial, por que não podem ser adaptadas e usualmente aplicadas no processo de aprendizagem? Talvez porque estejamos, todos nós, os professores e professoras, contaminados pela visão atrasada do processo nas escolas, em todos os níveis. É bem possível que a visão de educação centrada no professor apague a perspectiva da aprendizagem como processo. E, com isso, as dinâmicas de grupo não ganhem a importância que poderiam, ou deveria, ter. Vale refletirmos mais sobre o problema para, em conjunto, mudarmos nossas práticas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.