terça-feira, 12 de maio de 2015

Violência brutal, insana e inaceitável

Considero o trote praticado por estudantes mais antigos contra os iniciantes, os chamados calouros, uma violência brutal, insana e inaceitável. Obrigar colegas a desfilarem amarrados, usando palavras de ordem preconceituosas contra os próprios colegas calouros ou sujá-los com farinha de trigo e ovos, para mim, possuem o mesmo grau de constrangimento e violência. Se, por princípio, defendemos um mundo mais justo, mais humano, no qual as diferenças sejam respeitadas, não podemos aceitar, em hipótese nenhuma, que estudantes, pelo simples fato de serem iniciantes, sejam constrangidos ou tratados com tamanha violência. É nosso dever de educadores, professores e professoras, combater qualquer tipo de violência dentro das universidades. E o primeiro passo é tentar convencer os estudantes a abandonarem definitivamente quaisquer tipos de trotes que envolvam constrangimento e violência. Só assim teremos uma universidade melhor e mais humana.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.