sexta-feira, 1 de maio de 2015

Policiais insubordinados, mas, educados

Soldados da Polícia Militar do Paraná que se recusaram a descer o sarrafo nos professores que se manifestavam foram considerados insubordinados pelo governador daquele estado, o tucano Beto Richa. Pois eu vos digo, em nome de Paulo Freire, tais “elementos” são o de mais educado que pode existir em uma polícia. Professores ou quaisquer outros profissionais que sem manifestam, em uma democracia, jamais podem ser tratados como se fossem bandidos. Ao que parece, o Brasil passou a viver um estado de insanidade coletiva: enquanto vozes se levantam contra o “massacre do Paraná”, há quem o considere normal a ponto de dizer que “a polícia cumpriu o seu papel”. Seria louvável que soldados sempre se insubordinassem contra chefes que ainda não aprenderam que o combustível da democracia é a liberdade de manifestação. Descer o sarrafo em manifestantes é coisa de um tempo que o brasileiro deveria nunca mais querer de volta. Muito embora, ainda há imbecis e insanos com saudades dos militares. Quero sim, militares insubordinados, mas, educados para a democracia.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.