sábado, 30 de maio de 2015

Moysés Israel: nosso maior patrimônio

“Um cheiro carinhoso no coração de um dos homens mais bondosos que já conheci na vida”. Eis a mensagem que deixei, hoje, no mural da Memorália Moysés Benarrós Israel, inaugurada, às 11h40, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Itacoatiara. Minha convicção de que Moysés Israel é um homem bondoso não é de hoje. Ao retornar a Manaus no intervalo entre o Mestrado e o Doutorado na Universidade de São Paulo, no final de 1998, visitei o senhor Moysés Israel, no Instituto Euvaldo Lodi, com quem tivemos frutífera parceira, quando fui chefe do Departamento de Comunicação Social da UFAM, logo no início da minha carreira acadêmica. Sempre tivemos uma convivência amistosa. Gostava de conversar com ele pelo brilho nos olhos ao falar de Educação. Nas conversas que tivemos entre o final de 1998 e o início de 1999, ele me dizia: “A UFAM é o nosso maior patrimônio”. Meu sonho é encher a cidade de outdoors com este slogan:”UFAM: nosso maior patrimônio”. Não me lembro exatamente quando ele conseguiu realizar o seu sonho que acalentou ao longo dos anos. Hoje ele diz que foi para os 100 anos da UFAM. Tenho certeza de que ele comentara bem antes este (e tantos outros sonhos) nas nossas conversas no IEL. Além da área que sua residência em Itacoatiara, que se transformou na “Memorália Moysés Isral”, inaugurada hoje, ele deu à UFAM um slogan, bem imaterial. Mais uma prova da sua bondade. Principalmente em relação à UFAM. Fiz questão de ir a Itacoatiara homenageá-lo, com carinho, porque, mesmo sem conviver proximamente, tornei-me fã da sua bondade e generosidade: ”Parabéns, seo Moisés”. O senhor é o nosso maior patrimônio.

Sede após o discurso emocionado em Itacoatiara

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.