sexta-feira, 29 de maio de 2015

As contradições da democracia

Ser democrático, ao longo da história, não necessariamente significa respeitar as diferenças e o outro. Ao contrário, nas principais democracias, o que se tinha era um governo exercido pelas elites. Vejamos o que diz a mais famosa enciclopédia da era moderna, a Wikipédia, sobre a democracia na Grécia Antiga: “No sistema político da Atenas Clássica, por exemplo, a cidadania democrática abrangia apenas homens, filhos de pai e mãe atenienses, livres e maiores de 21 anos, enquanto estrangeiros, escravos e mulheres eram grupos excluídos da participação política. Em praticamente todos os governos democráticos em toda a história antiga e moderna, a cidadania democrática valia apenas para uma elite de pessoas, até que a emancipação completa foi conquistada para todos os cidadãos adultos na maioria das democracias modernas através de movimentos por sufrágio universal durante os séculos XIX e XX.” Como regime político, se o teu passado não te condena, senhora Democracia, ao menos demonstra contradições incomensuráveis.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.