quarta-feira, 20 de maio de 2015

A gratuidade nas universidades

Há algo que me parece cada vez mais discutível nas universidades brasileiras: será que todos os serviços devem ser grátis? Não tenho a resposta definitiva. Mas, há pontos que me parecem merecer reflexão. O reconhecimento de diploma emitido por instituição estrangeira, por exemplo, é um tipo de serviço que deve ser grátis? Não me parece razoável transferir para a sociedade despesas relativas a um serviço que é individual. Reconhecer diplomas emitidos por instituições estrangeiras não é dever do Estado, logo, não deveria ser gratuito. Como este, há inúmeros outros serviços que, no mínimo, as pessoas deveriam ressarcir o erário. Que o Ensino deve ser gratuito, não tenho dúvidas. Mas, preciso ser convencido de que todos os tipos de serviços, nas universidades, não devem ser pagos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.