terça-feira, 31 de março de 2015

Relembrar para educar

Todos nós, professores e professoras, temos o dever de ir para as nossas salas de aulas e relembrar. Relembrar para educar. E se não relembramos porque por ele não passamos, pelo menos devemos estudar, e muito, o que foi o dia 31 de março de 1964. Estudar para que não aceitemos, nem por brincadeira, que se vá às ruas e se peça a volta dos militares ao poder. Estudar para relembrar e não estimular tamanha sandice. Lembras das pessoas que foram presas, torturadas e mortas para que ganhássemos o direito de ir às ruas nos manifestar. Lembrar que a liberdade democrática é o direito mais sagrado que temos e dele não devemos abrir mão. Relembrar, estudar e se dedicar a conhecer mais o País no qual se vive é praticar o exercício pleno da cidadania, coisa cada vez mais rara em todas as democracias. Ainda assim, é por relembrar (e estudar) que devemos medir bem, pesar cada detalhe para poder respeitar os sádicos, sim, por sermos democráticos. Mas, enfrenta-los para que não se corra novo risco de se viver, de novo, mais de 20 anos sob a égide de uma ditadura.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.