terça-feira, 17 de março de 2015

O umbigo como limite do mundo

O maior problema de quem só consegue medir a competência de alguém por meio da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) é considerar que só é gente quem tem habilidade com Ortografia e Regência Verbal e Nominal. Há pessoas que nascem, crescem, vivem e morrem sem a NGB e são felizes. E não é por não dominarem a NGB que deixam de ser gente, de ter sentimentos e de merecer o meu respeito (e deveriam merecer o nosso respeito) como ser humano. Avaliar alguém apenas pela métrica da ortografia é coisa de quem tem “o umbigo como limite do mundo”. Coisa de quem tem no espelho a imagem de si como a própria perfeição. A educação formal é essencial para se promover a inclusão das pessoas. As quotas, por exemplo, são uma tentativa temporária de se corrigir os problemas advindos das atrocidades do sistema educacional brasileiro. Negar às pessoas o acesso à educação formal é segregá-las permanentemente. Pior que isso é demonstrar preconceito linguístico em relação ao modo que escrevem. Levantar os olhos e se livrar da cegueira umbilical é uma boa dica.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.